Carlos Felipe destaca programa que almeja zerar filas para cirurgias eletivas

quarta-feira, fevereiro 28, 2018

Foto: Máximo Moura


O deputado Carlos Felipe (PCdoB) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (28/02), que o Governo do Estado do Ceará irá destinar R$ 100 milhões para zerar as filas com pacientes da Capital e cidades do Interior que precisam de cirurgias eletivas. De acordo com o parlamentar, o programa de cirurgias eletivas deve começar a ser executado no mês de março, com a licitação para contratação de hospitais privados e filantrópicos. "É uma medida de grande importância para a saúde do nosso Estado, considerando que o Governo Federal não tem feito a sua parte. O Estado dá a sua contribuição, e vamos esperar que o programa se estenda", disse.

Carlos Felipe explicou que o Governo do Estado já fez o cadastro das entidades públicas e privadas da área de saúde que estarão credenciadas para atender os pacientes em fila de espera para cirurgias. Conforme observou, serão intervenções mais complexas, como de coração ou ortopedia, até intervenções mais simples, porém, com grande demanda, como próstata e catarata, por exemplo.

O deputado voltou a criticar o congelamento de recursos para a saúde promovido pelo Governo Federal e sugeriu uma “movimentação” durante o período pré-eleitoral no sentido de cobrar o descongelamento desses recursos. "Saúde pública deve ser sempre prioridade", explicou. Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PDT) considerou que esse aporte concedido pelo Estado poderá tirar muitas pessoas da fila, "mas devemos ficar alertas para que novas filas não sejam criadas novamente".

Voce pode ler também

0 comentários