Palavra do Presidente

segunda-feira, abril 23, 2018




A comunidade japonesa vem demonstrando novo interesse pelo Brasil. Nos últimos dois anos, o número de associados da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil registrou um aumento de seus membros para 230 associados. Recentemente, tive o prazer de receber, juntamente com o governador Camilo Santana, numerosos membros daquela entidade câmara de comércio em seminário realizado no Palácio da Abolição.

Tivemos a oportunidade de apresentar ao japoneses as potencialidades do estado, em particular da Zona de Processamento de Exportações, a mais eficiente e promissora ZPE Ceará do Brasil. Mas queremos mais. Esperamos que a comunidade japonesa, e a Federação das Indústrias do Japão, em particular, possam nos ajudar a chegar lá, com os benefícios que, sabemos todos, serão de ambas as partes. Que operemos, pois, a convergência de nossos interesses. Não será a primeira vez na nossa história comum.

Nossos laços são profundos e duradouros. Para muitos japoneses, o Brasil é um segundo Japão; para muitos brasileiros, o Japão é um segundo Brasil. Que saibamos, pois, aprofundar e intensificar os vínculos entre nossos países, tão distantes no espaço, tão humanamente próximos. Que saibamos refazer, na economia, mais uma vez, o percurso do Kasato-Maru. Para o bem de japoneses e brasileiros, este é o momento certo, este é o tempo propício para navegar.


Senador Eunício Oliveira (MDB/CE)
Presidente do Congresso Nacional do Brasil

Voce pode ler também

0 comentários