Projeto Sementes do Amanhã: formação no Cariri e Sertão Central

sexta-feira, setembro 14, 2018



Profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) de nove municípios do Cariri e 13 municípios do Sertão Central participam, na próxima semana, de capacitação para a efetivação do Projeto Sementes do Amanhã em suas localidades de origem. A formação será realizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que desenvolveu o projeto.

O objetivo é a qualificação profissional voltada ao cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade ao uso de álcool e outras drogas que se encontram no ciclo gravídico-puerperal, bem como seus filhos recém-nascidos. Ao concluírem a formação e retornaram aos respectivos municípios, os profissionais farão um plano de intervenção para atuar junto ao público-alvo do projeto por meio de encontros de acompanhamento individuais e coletivos.

O Projeto Sementes do Amanhã pretende enfatizar práticas transformadoras e de cuidado mais humanizado, com aprendizado a partir de problemas e desafios vivenciados na prática cotidiana nas equipes de Saúde. A proposta é quebrar tabus e desconstruir pensamentos estigmatizantes por parte dos profissionais e da sociedade quanto às pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, evitando descontinuidade no acompanhamento ao público-alvo, com sérias consequências à saúde e à vida.

A primeira formação será realizada no auditório do antigo fórum do município de Assaré, no Cariri, na segunda-feira, 17; e na terça-feira, 18, pela manhã e à tarde. Serão contemplados profissionais da APS dos seguintes municípios: Assaré, Altaneira, Santana do Cariri, Araripe, Salitre, Potengi, Campos Sales, Antonina do Norte e Tarrafas.

A segunda formação da semana ocorrerá na terça-feira (18/09); e na quarta-feira (19/09), no auditório do Centro Administrativo do município de Banabuiú, no Sertão Central, também pela manhã e à tarde. Os profissionais são provenientes das seguintes localidades: Banabuiú, Milhã, Quixeramobim, Quixadá, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga.

A capacitação seguinte será realizada no município de Senador Pompeu, nos dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira), no auditório do Hospital Santa Isabel. Participarão da formação profissionais da APS de Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça e Pedra Branca. Em sua primeira edição, o Projeto Sementes do Amanhã da SPD será desenvolvido em 73 municípios cearenses, alcançando cerca de 3.500 mulheres grávidas e puérperas até o final de 2018.



Fonte: Assessoria de Comunicação da SPD

Voce pode ler também

0 comentários