Tsunami atinge Indonésia depois de terremoto de 7.5

sexta-feira, setembro 28, 2018

Imagem: Reprodução -


Um terremoto com magnitude de 7,5 na Escala de Richter sacudiu a Indonésia, nesta sexta-feira (29/09). O abalo foi seguido de um tsunami, conforme confirmou o porta-voz da agência de emergências Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, citado pela agência noticiosa norte-americana Associated Press. Donggala, Sulawesi Tengah, Indonesia e Palu, Turkey são as duas principais cidades afetadas.

O tremor de terra fez colapsar "vários edifícios", escreve a Reuters. Há vários desaparecidos. As comunicações foram interrompidas e não há luz elétrica. As operações de busca e salvamento prosseguem. O aeroporto de Palu está fechado. De acordo com a informação disponibilizada pelos Serviços Geológicos dos Estados Unidos da América (USGS, na sigla em inglês), o abalo foi sentido na zona de Donggala, Sulawesi Tengah, Indonesia, na Ilha Celebes, pelas 17:00 horas locais (11:00 horas em Lisboa), e foi seguido por várias réplicas de menor intensidade. 

O epicentro situa-se a dez quilómetros de profundidade. Este abalo foi antecedido de um outro, de magnitude 5,9, que matou uma pessoa e feriu pelo menos dez na zona de Donggala, Sulawesi Tengah, Indonesia. Inicialmente a agência de meteorologia local lançou um alerta de tsunami, que viria a retirar antes mesmo de se produzir. Vivem mais de 600 mil pessoas em Donggala, Sulawesi Tengah, Indonesia e Palu, as duas zonas afetadas pelo sismo.

Voce pode ler também

0 comentários