HGF faz campanha para doação de frascos de vidro

segunda-feira, janeiro 21, 2019




O aleitamento estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. Mas existem mães que têm dificuldades para amamentar. No Hospital Geral de Fortaleza, do Governo do Ceará, há 40 bebês que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e dependem das doações de leite materno. E para estocar esse leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de maionese ou café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.

Maricélio Nogueira Barros, 68, é uma das pessoas que doam regularmente os frascos de vidro para o Banco de Leite do Humano (BLH) do HGF. A cada 15 dias, ele solicita que o HGF busque os frascos que recolhidos na empresa onde trabalha. O doador costuma entregar em média 60 frascos por mês. "As pessoas devem ajudar ao próximo. Eu sempre tive esse instinto, sempre gostei de ajudar a quem precisa, e eu me emociono muito quando realizo esses atos. Eu me sinto completo sabendo que pude ajudar alguém", ressalta.

Mesmo quem não está amamentando pode ajudar. "Qualquer cidadão que queira se colocar como amigo do peito pode fazer sua campanha no condomínio, na sua igreja ou até mesmo no seu trabalho. A doação de leite humano não depende só da doadora que tenha o leite excedente, qualquer cidadão pode ter a mesma atitude do seu Maricélio, que graças a Deus nos ajuda muito”, explica Lúcia Virgínia, coordenadora do BLH.

Saiba como doar

O Banco de Leite Humano do HGF atende de segunda a sexta-feira, das 07:00 horas às 17:00 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro. Para doar, a mãe pode ir até o Hospital Geral de Fortaleza ou ligar para (0**85) 3101-3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência.

O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Voce pode ler também

0 comentários